quarta-feira, 25 de junho de 2014

Estudando com a ajuda do Guia do Estudante

     Terminei o ensino médio ano passado e depois disso, um dos meus principais focos, com certeza é o vestibular/enem. Nunca fui muito de estudar ~pesado~ e nem virar noites estudando, mas estou com muita vontade de começar a fazer isso. Como ano passado, não consegui sair da escola e logo em seguida entrar em uma universidade, esse ano sei que vai ser diferente e vou conseguir realizar meu sonho de ter um ensino superior de qualidade e o melhor que isso: estudar e fazer aquilo que amo! Pra isso, eu e minha irmã (que também está estudando), resolvemos comprar os Guias do Estudante desse ano. Confesso que antes, (não sei por que) achava que era papo furado dos anunciantes só pra conseguir vender e divulgar o nome do site, mas depois que vi quanto conteúdo bacana os Guias ofereciam e mudei completamente de ideia.

     No começo do ano, fui selecionada pra fazer um cursinho pré-vestibular de graça oferecido pelo sesc em parceria com um colégio local e desde o comecinho de maio estou estudando tanto lá, quanto em casa por conta própria; mas ó: em quase todas as aulas meus professores falam (muito bem!) desse livrinho aqui viu gente? Então, eu achei que seria bem legal dividir essa nova experiência de estudos com vocês e também passar algumas dicas que estão me ajudando muito! Gostaram da ideia? Consegui achar os volumes de Biologia, de Química e de História. Ao decorrer do ano compro os de outras matérias, mas até lá, vou dividir um pouquinho desses três aqui com vocês. Olhem só:


Nesse volume de Química, são abordados assuntos como: Átomos (Estrutura da matéria e a tabela periódica); Equações (Conceito de mol e como fazer balanceamento); Reações (Combinações de sais, ácidos, bases, óxidos...); Orgânica (Compostos de carbono e suas propriedades) entre outros. O mais legal é que ele (assim como os outros) é cheio de ilustrações, com uma linguagem fácil de entender e no final, tem um monte de questões pra vocês responder e testar seus conhecimentos.





 No de Biologia temos a Genética (Leis de Mendel, cromossomos X e Y, tipos sanguíneos e assuntos do terceiro ano do ensino médio, sabe?); Evolução (Seleção natural, lamarckismo e neodarwinismo) ; Citologia (Estrutura celular, meiose x mitose e vírus x bactérias) e sobre o Reino Animal (Classificação das espécies e como é a fisiologia humana).





 Já no de História, minha matéria favorita entre as três, os assuntos abordados são: Antiguidade (Dos sumérios aos romanos, a era dos grandes impérios); Idade Moderna (Absolutismo, mercantilismo e navegações); Brasil Colônia (Das capitanias hereditárias à independência); República (Tenentismo, aos anos Vargas e a ditadura militar) entre outros. Assim como nos outros, o de história apresenta figuras, linhas do tempo e histórias explicando os fatos nelas apresentados. Muito legal né?




Ao todo são nove guias, que vão sendo lançados ao decorrer do ano. Até agora, já foram lançado cinco, sendo eles os de: Geografia, História, Química, Biologia e Português.


Algumas das principais dicas pra se dar bem no vestibular/enem são: Escolher o que você vai prestar, revisar matérias chaves, se manter atualizado e organizar um calendário de estudos.





Alguém aí também está estudando para o Vestibular/Enem? Quais os métodos de estudo vocês usam?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30 comentários:

  1. Esse é o segundo ano que vou fazerENEM :))))))))) E estou estudando igual a uma condenada. Já comprei a revista também, quem não tem tempo de fazer cursinho é uma ótima pedida.

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :)
    Parabéns novamente guria :))

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Eu usava muito isso na minha epoca de vestibular
    e me ajudou muito!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  3. Que legall ^^

    esses livrinhos são ótimos :))

    Bjs

    Seguindo ♥

    http://francielebazan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Otimo eu irei compra ano que vem ! Pq este ano voue studo pela net
    Espero sua PRIMEIRA visita no blog l caso goste seguir para pode acompanhar

    http://b-maluco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda estou no 3º ano,mas esse ano já farei o enem e achei bem interessante essas guias,o fato de serem ilustradas deixa o estudo mais interessante!
    http://garotaatrevida-01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse será a 3° vez que faço enem kkkkk mas acho que nem vou fazer já que me matriculei na faculdade que eu quero e as universidades aqui nenhuma tem meu curso. Boa sorte :*

    www.chitafilo.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro essas revistas, é um jeito mais divertido de estudar.
    Mas este post só me fez lembrar que o ENEM está chegando e preciso estudar ): socorro.
    Adorei o blog, já estou seguindo.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. é bom mesmo esse guia dos estudante, eu usei muuito na epoca que prestei enem!

    Passa no meu blog quando der, um beijo ♥
    http://kellencoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Os livros parecem ser de grande ajuda *-*

    http://evelynddot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. São ótimas mesmo né? Estou amando! Esse também vai ser o meu terceiro enem kkk o primeiro fiz quando estava no segundo ano do ensino médio. Na cidade onde eu moro também não tem o curso que eu quero, chato demais né? Fico feliz que tenham gostado da dica e que tenham me contado um pouquinho sobre se já fizeram enem, o que acham e etc. Acho super bacana essa interação! Muito obrigada pelos elogios, comentários e visitas. Fico muito feliz com a presença de todos aqui ♥
    Um super beijo e boa sorte pra todos! <3

    ResponderExcluir
  11. Ellen Maia (aí, adorei seu nome!♡♡). Essas apostilas do GE são o máximo. Assim como você, não entrei logo após o término do EM. Meu foco foi o ENEM e consegui passar em um curso que estou amando. Usei essas apostilas. Não comprei todas, mas a de Matemática, Historia e Português me ajudaram muito! Boa sorte nos estudos. Qual curso e onde pretende prestar (e passar pq sim)? Adorei sua visita e vim conferir o teu blog. É um amor, sensacional! ♡

    Beijinhos,
    so1blogqualquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ahhh tenho muuita vontade comprar, estou começando a estudar todos os dias para recordar das matérias escolares.
    Ano passado usei um site chamado geekie lab, e me ajudou muuito.
    Vou dar uma estudada por lá também este ano.
    Beijinhos - Blog Sempre Linda

    ResponderExcluir
  13. Já passei dessa fase, já estou no ultimo ano da faculdade, mas ótima dica!! Ficam mais 'leves' os estudos, até mais fácil de aprender e memorizar. Adorei
    Beijos, Emy!
    BlogFacebook

    ResponderExcluir
  14. Ajuda mesmo ? Também quero pegar mais firme nos estudos, passar em Engenharia Aeronautica, e sei que deve ser super difícil e mega concorrido. Como você concilia, ou vai conciliar os estudos e o blog? Fala mais disso!! Se puder, visita meu blog ? em-conta.blogspot.com , ♥

    ResponderExcluir
  15. O importante é a linguagem, a forma como é explicado. Acho que se facilita então é bom, na minha época quando eu não entendia eu procurava na internet e aprendia sozinha.. rs

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma grande dificuldade com quimica,incrivl,tiro 10 nas demais matérias e quimica não,que raivaaaa! Adorei esse guia!
    Lindo o blog,seguindo!
    Beijos
    perfil | Andressa Moura

    ResponderExcluir
  17. Ah se o conteúdo do site já é ótimo,imagina dos livros...eu vou te confessar que nem sabia que tinha os livros se eu soubesse já tinha comprado,muito bom poder vir aqui e ter essa informação.
    Obrigada,Ellen. ♥
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  18. adorei o post! nem sempreé facil estudar, sempre é legal uma dica dessas pra ajudar ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  19. Aaaaah isso me salvou muito na época do Enem. Graças a Deus já estou na universidade mas esses livros realmente ajudam muito. Outra dica bem legal e que eu fazia muito era assistir vídeo aula, é espontaneo e eu tinha facilidade de entender mais haha

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  20. Awn! História é minha matéria favorita da vida! Esses livros são muito fofos <3 Eu não estudei pro ENEM e eu fiz o último da era das provas estranhas (em 2008), que era tudo muito bizarro. Depois eles se ajeitaram e o novo ENEM parece ser mais definido no quesito matérias... Antes era um tema só, tipo Amazônia, daí as questões de matemática eram sobre a Amazônia, tipo tudo era do tema. Bizarro!



    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  21. Eu juro que me esforcei no vestibular, mais não foi pra mim! Hahaha.
    Vou mandar esse post pra minha irmã, ela ta estudando pra tentar o vestibular no final desse ano!
    Beijão, Ana do dia

    ResponderExcluir
  22. Amei a dica, vou prestar vestibular esse ano e estou super atrasada com os estudos. Vou procurar comprar esses livrinhos :)


    Achados na Estantes
    Fan Page

    ResponderExcluir
  23. Ainda faltam três anos pra eu prestar ENEM, mas pretendo começar a estudar a partir desse ano. Mais fácil se eu já tiver essa rotina de estudos desde já, né? :D Quando começar seguirei sua dica e comprarei os guias ♡ Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Estou um pouco longe do vestibular ainda, mas tenho pensado muito nisso. Gostei da dica! :D


    Beijos.
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  25. Ellen eu amei o post, me ajudou bastante!
    Eu também achava que era "papo furado", e nunca procurei saber como eles eram. agora estou louca para comprar.

    Um beijo ♥
    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Nunca estudei com essas revistas, mas parecem ser boas. Beijos!

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Estou no segundo ano e vou fazer o enem, mais como experiencia mesmo. Estudo em escola pública, ou seja, falta muitas materias importantes, como Redação e literatura, que é super essencial para entrar na faculdade de jornalismo, que é a facul que eu quero, então essas dicas ajudam, MUITO. Com certeza eu vou comprar e começar a me preparar já! Beijão! →Meninas Quase Invisíveis

    ResponderExcluir
  28. Ainda não estou nenhum pouco perto do ENEM, mas quando estiver vou me lembrar desses livros. Lá colégio onde eu estudo tem várias edições dessas então acho que mesmo assim dá para recorrer as edições meio velinhas.
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Também vou fazer enem esse ano e to doida já hahah. Onde comprou esse guia? Vou correr atras, o cursinho ajuda bastante, mas nós temos que nos doar também né? Amei encontrar um blog em que a autora está no mesmo processo que eu. Tô seguindo
    Depois passa pra conhecer o SC
    http://suyane-carvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Também sempre estudei em escola pública e sei como é difícil viu? Principalmente em Redação! Fora as aulas vagas, falta de professores e etc. Consegui passar pro curso que eu quero, mas infelizmente não pude ir fazer minha matrícula, agora, só me resta estudar mais ainda, pra dessa vez, quem sabe, passar em primeiro lugar e conseguir entrar na universidade. Quero e vou rs fazer Design de Interiores! Ainda estou arrumando minha rotina sabe? Estudo pela manhã, faço cursinho a tarde e a noite cuido do blog. Aos sábados e domingos tiro fotos, edito e escrevo posts e ao longo da semana vou ajeitando tudo! Esses guias são ótimos mesmo, de verdade! Fco feliz em saber que, de alguma forma, ajudei vocês com o post e dividindo minhas experiencias. Quem está no segundo ano, uma bela dica é: começa a estudar desde já! Quanto mais cedo, melhor! ;) Obrigada por comentarem, dividirem comigo a experiência de vocês e falarem o que acharam dos guias, do post... enfim! Fiquei muito feliz! ♥
    Um super beijo pra cada uma de vocês e ótimos estudos! <2

    ResponderExcluir

(2013) Todo o conteúdo foi criado por Ellen Maia e qualquer cópia deve ser creditada.
Design e código desenvolvidos por Julie Duarte.